Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Merecimento

Ter paz interior


Merecimento


Quem faz mais merece mais, quem faz menos merece menos, quem faz nada merece nada; Este ditado estava presente na vida de um  grande Empresário de sucesso.
Ele regrava a sua vida e a situação de trabalho dos seus funcionários pelo ditado, com o intuito de usar a justiça corretamente sem errar. Regras de comportamentos adequado com sigo mesmo, e com a de seus funcionários. 

A grande sorte de encontrar a pessoa certa.


Bom, vou contar sobre uma situação em que esse Empresário de grande porte, e de poder aquisitivo bem elevado, de sua família, de um dos seus carros de passeio e de um Mecânico com dificuldades financeira.
O Empresário estava a rodar pela cidade a procurar um mecânico que pudesse ir a sua casa para arrumar um de seus seis carros, porém rodou bastante a cidade e não achou nenhum  que pudesse sair de sua oficina para ir na sua casa.

O Micro-Ônibus

 
Já tinha passado por um galpão velho de madeira, e visto que era uma oficina, porém não tinha enxergado carro algum, Sabe-se lá o que entendeu sobre aquela oficina.
Por fim resolveu chegar lá e conversar com o Mecânico, perguntou para o mecânico se ele tinha disponibilidade para ir a sua casa, e este lhe respondeu que sim.  

O Empresário lhe mostrou um Micro-Ônibus para passeios longos, e disse para o Mecânico que era para dar uma limpada nos bicos de injeção da gasolina, e que certamente não iriam usar tão cedo aquele Micro. E como atendia o telefone a cada cinco ou dez minutos, e tinha que voltar para a sua empresa para resolver algo pendente do seu serviço, deixou o Mecânico a vontade e se foi.

Serviço de um valor inestimável 


O Mecânico desentupiu os bicos da injeção da gasolina e deu uma experimentada no Micro, logo percebeu que estava completamente sem freio.
E ele fazendo uma vistoria de ponto a ponto, teve que trocar umas peças do sistema de freio e colocar líquido de freio para frenagem, terminou o serviço e entregou a chave para o Caseiro.

Os esquecimentos e os achismos

 Porém o Caseiro perguntou sobre o valor do conserto, e ele respondeu o valor, o Caseiro achou barato o conserto e logo lhe pagou, pois tinha ficado com o cheque em branco que seu patrão o Empresário lhe tinha deixado.


Acontece que uma semana antes, um dos filhos do Empresário tinha falado ao seu pai que na próxima semana iriam viajar ele, sua mãe, seus irmãos e seus primos e que o Micro estava sem freio. 
E acontece que o Empresário achando que eles pegariam outro carro mais confortável esqueceu sobre a questão dos freios do Micro.

Porém quando chegou em casa foi dar uma olhada em que carro tinha viajado a sua família e os sobrinhos,
O Empresário se angustiou em seu íntimo, se jogou de joelhos ao chão, abaixou a sua  cabeça e juntou a terra com suas mãos, e jogou a terra sobre sua cabeça chorando muito, pois desde sedo não falava com a sua família.

Recuperando os bons sentimentos

O seu Caseiro lhe falava, mas ele desnorteado não conseguia escutar nada. Seu Caseiro o pegou pelos ombros e lhe disse que seu filho estava telefonando para ele, para avisar que já tinham viajado por nove horas mas já tinham chegado ao local do passeio e que estavam bem.

Sentimento de justiça

Aquele Empresário mesmo sujo convidou o seu Caseiro, homem de sua confiança e embarcaram no seu carro, Carro de Luxo, e foram a casa do Mecânico para pagar o conserto, porém o Caseiro disse-lhe senhor eu o paguei como o senhor me tinha  falado para pagar, no entanto o Empresário lhe disse não, não se faz assim tão pouco por alguém que fez muito por você. 

Chegando lá disse para o Mecânico quanto lhe devo pelo concerto do Micro? 
- O Mecânico lhe disse nada senhor, o senhor já me pagou o conserto.
- Disse o Empresário, eu lhe paguei o que pedi para você fazer, mas você fez a mais do que não lhe pedi e o que era o mais importante para mim, você reparou todo o sistema de frio não é verdade?
- Sim, troquei as peças pois experimentei o Micro e percebi que o maior problema era a frenagem do Micro senhor.


Aplicando o seu ditado de justiça


- De quem é esse fusca velho?
- É meu.
Perguntou sobre como estava sua vida, o trabalho, onde morava, perguntou sobre sua família.
O Empresário disse, embarca ai no meu carro e vamos dar uma volta na cidade.

A volta da virada

O Empresário lhe perguntou qual a melhor oficina desta cidade com todas as ferramentas e recursos para arrumar carros
O Mecânico sem entender o que estava acontecendo foi lhe mostrando e respondendo as perguntas.

O Empresário chegou na melhor oficina, e essa oficina foi a que ele foi mal atendido, não lhe deram muito atenção quando precisou.
Pediu para alguém chamar o dono da oficina, e lhe perguntou por quanto venderia a oficina se tivesse um comprador, o dono elevou a um valor bem acima do que realmente valeria pois argumentou que a oficina estava no centro da cidade e era uma oficina completa com todos os recursos que uma boa oficina podia ter.

Preparando a situação para Quem faz mais merece mais, Quem faz pouco merece pouco, Quem faz nada merece nada"

O Empresário repetiu então o senhor afirma que por este valor falado o senhor venderia a oficina. 
O dono disse; Sem sombra de dúvidas eu venderia sim e sorriu com ironia.
O Empresário passou uma mensagem para o seu advogado pessoal e o chamou naquele local.
E disse então eu vou comprá-la de você. Meu advogado já está providenciando a documentação e vamos fechar o negócio agora mesmo. Portanto retire o seu pessoal agora e vou querer a chave da oficina agora!

O advogado já fez os documentos no local e a transação bancária para o dono da oficina e pediu que entregasse a chave e os documentos feitos para o novo dono daquela oficina, quando foi entregar para o Empresário o advogado disse entregue a chave para o Mecânico! Aquele senhor é o novo dono.

Conclusão

Porém  o Mecânico não achava que merecia tamanha recompensa, porém o Empresário disse por você fazer a mais do que eu lhe pedi, eu continuo com toda a minha família viva, estes são os meus bens de maior valor, a minha família.  

E disse para o Mecânico, vamos te levar em casa, chegando lá ele disse, me empresta a chave do fusca para nós irmos embora, e o meu carro agora é seu. Um homem deve ter aquilo que ele merece.
e quem faz mais merece mais, quem faz pouco merece pouco, e quem faz nada merece nada.

Duas perguntas por gentileza?

Como você agiria se fosse você o Empresário?
Outra você como agiria se você fosse o Mecânico?
Fica difícil dizer qual é a Melhor Pessoa destes dois não é, nos diga se consegue.
Deixa aqui nos comentários.

Imagem: Imagem de pixabay.com-Ulrike Mai

Autor deste artigo: Jerônimo Alves.

Se desejar, querer ou sentir faça um comentário.